O que podemos aprender com o Mestre Yoda

Por Cristiane Campanholo

O Mestre Yoda, do filme Star Wars, nos deixa muitas frases sábias. Durante o treinamento do Luke Skywalker para se tornar um Jedi, o jovem padawan (aprendiz) disse que era difícil, que seria impossível aprender. Chegou a dizer que não era para ele. Pense bem: o Jedi mais poderoso de todos disse que não seria capaz, que não era para ele! Nossa!!

E quantas vezes nós, "meros mortais", pensamos "É impossível", "Isso não é pra mim", "Não vou conseguir", heim? 

Pois é... Aí podemos escolher fazer dar errado ou ouvir o Mestre Yoda: "Faça ou não faça, tentar não existe". Ou desistir e fazer dar errado ou persistir, ajustar a rota dos plano e fazer dar certo. 

A pior escolha é dizer "Vou tentar", porque com essas palavras, você nem vai fazer muito esforço. É como dizer "Se der, deu".

Isso também acontece no planejamento de uma empresa. Muitos empresários dizem que não fazem planejamento, porque nunca dá certo e levam a vida à moda Zeca Pagodinho ao ritmo de "Deixa a vida me levar, vida leva eu!".

Como assim, planos não dão certo? Se o que você planejou não deu certo do jeito que você queria, você ajustou os planos? Achou uma forma diferente para contornar o obstáculo que apareceu no meio do caminho?

Pensa comigo: você está indo em viagem por uma estrada não tão larga. Planejou seguir caminho por esta estrada até chegar ao seu destino. De repente, uma encosta desabou e caíram pedras e entulho na pista.

O que você faz: 
1 - Desiste da viagem, larga o carro diante dos entulhos e volta pra casa à pé?
ou
2 - Contorna os entulhos e segue em frente?

No planejamento da empresa acontece a mesma coisa. Alguns imprevistos no meio do caminho, obstáculos para contornar, algumas partes do plano que precisam ser revistas e melhoradas, PARA QUE DÊ CERTO.

Então, planejamento funciona, sim, basta alguns ajustes e você saber exatamente onde quer chegar.

E outra coisa: você não precisa fazer tudo sozinho(a). Não precisa ser o Super-homem ou a Mulher Maravilha para querer salvar o mundo sozinho. Você pode contar com pessoas que, se fizerem parte dos seus planos, vão lutar com você para que eles aconteçam.

Pense nisso: planejamento é um eterno aprendizado. São necessários ajustes, mas é fato que os planos se tornam realidade.

Tenha um ótimo final de semana. Estude, faça o seu planejamento e entre a próxima semana a mil!

Cristiane Campanholo

Aqui fica o conteúdo do Post...Aceita HTML, portanto você pode montar o conteúdo do jeito que quiser!!!

#htmlPersonalizado#